Olimpíadas de Londres 2012 – os uniformes

As Olimpiadas, sem dúvida representam a grande união dos povos em homenagem ao HOMEM e sua capacidade de superações. SEMPRE É UM ESPETÁCULO EXTRAORDINÁRIO – podemos apenas ver as belas aberturas e encerramentos, podemos assistir à todos os jogos e apresentaçoes dos ginastas, cometições, enfim, são tantas emoçoes e imagens fascinantes quie acabamos passando os próximos 4 anos desfrutando. Gosto de olhar as entradas das delegaçoes, pois por ai podemos ver como é o país. Um país se faz com o povo e não com o território, assim podemos avaliar a alegria, a austeridade e todo um jeito de ser.
Gosto de olhar as roupas os estilos, as cores, pois isso acaba formamdo um ele internacional DE VER – isso acaba invocando uma estética coletiva e a moda acaba assimilando. O sempre vermelho da China, O estilo clássico e permanente de “marinheiro” dos EUA – Muito bom ver a feminilidade forte em todo o mundo, as saias vieram em quase todos eles. Uma surpresa foi a Alemanha que abandonou as cores da bandeira e foi a que se apresentou mais informal de todas as delegações de rosinha e azul, mas, foi sim uma grande festa. agora é só acompanhar os jogos as competiçoes e apresentações.

Vamos ver o que algumas das equipes vão usar.

Ralph Lauren apresentou os uniformes da equipe dos Estados Unidos para as Cerimônias de Abertura. Eles parecem bastante tradicionais e patrióticos, mas o logotipo Polo gigante grita “escola preparatória.” E então há a boina, que tem críticos de moda americanos uivantes. Mas a maior parte da virada sobre estes uniformes é o fato de que eles foram fabricados na China.

Os uniformes da Cerimônia de Abertura para a equipe australiana foram revelados em maio durante o Sydney Fashion Week. Os trajes foram desenhados por Sportscraft com sapatos de Volley. Os atletas dizem que a roupa é muito confortável, o que é importante, pois serão usá-las muito tempo. Os uniformes esportivos australianos foram projetados pela Adidas.


Stella McCartney (filha de Sir Paul) desenhou os uniformes britânicos e veio sob o fogo para tornar a Union Jack em azul e azul ao invés de azul e vermelho. No entanto, eles se parecem muito com os uniformes dos voluntários “embaixadores” que vão usar durante os jogos. Em contraste, o uniforme que os atletas da Grã-Bretanha vão usar para as Cerimônias de Abertura é bastante tranquilo.

Os uniformes coloridos jamaicanos foram desenhados por Cedella Marley, filha do falecido Bob Marley, em cooperação com a Puma.

Giorgio Armani desenhou roupas para a equipe olímpica da Itália, cinqüenta peças em todos os detalhes para cada atleta (mais bagagem), isso sem contar com os equipamentos de atletismo! O azul escuro e branco não difundem o patriotismo, mas os casacos e camisas pólo tem as palavras do hino nacional italiano bordadas.

Uniformes da Espanha foram projetados por Bosco Sport, uma empresa russa que também está fazendo uniformes para a Rússia e Ucrânia. Isto não caiu muito bem nos cidadãos espanhóis. Como patrocinador, Bosco está fornecendo os uniformes gratuitos, e alguns dizem que eles valem cada centavo.

A empresa russa Bosco Esporte também desenhou os uniformes russos. Durante o lançamento da moda em junho, Aleksandr Zhukov, presidente do Comitê Olímpico russo, previu que seu país iria levar para casa cerca de 25 medalhas de ouro.

INA Fassbender / Reuters / Landov – Inaugurada em abril deste ano, fez os uniformes da Alemanha pela Adidas com o objeticvo de classificar os sexos, colocando as mulheres em rosa e homens de azul, não usaram a cor é da bandeira alemã. Os lenços de correspondência são reversíveis.

Os Uniformes da Nova Zelândia foram contratados para Kiwi firma Rodd e Gunn, mas existe um descontentamento, pois eles foram projetados pelo checa designer de Irena Prikryl (que trabalha para Rodd e Gunn na Nova Zelândia) e feitos com tecidos italianos e fabricado na Turquia, China, e Itália.

Os uniformes para Hong Kong foram desenhados por Kent e Curwen.

O Uniforme da Coréia do Sul em estilo marinheiro é de Fila, destinada a lembrar os Jogos Olímpicos de 1948, em que a Coreia celebrou sua libertação do Japão. Observe as meias argyle. À direita são uniformes esportivos projetados por Bean Pole. (Crédito da imagem: Fila)

Com todos os designers de moda na França, a equipe olímpica francesa curiosamente foi a Adidas para seus uniformes. O resultado foi ainda uma discreta alta moda. (Crédito da imagem: Adidas)

(Fonte de dados e imagens: World’s Strangest )

O Brasil, teve a apresentação no dia 19 de julho pelo Comitê Olímpico Brasileiro dos uniformes que os atletas usarão durante as Olimpíadas de Londres.  Produzidos pela Nike, as peças procuraram trazer o maior conforto possível a quem utilizá-las.

Já as roupas usadas na abertura foram criadas pela estilista Eliza Conde, que procurou trazer a bandeira brasileira nas criações. Ela optou pela malha de algodão orgânico para looks com calças e saias verdes, camisas brancas, blazers azuis e echarpes de batik verde e amarelas.

Algumas particularidades, levaram outras assinaturas, ou seja, Lara Teixeira e Nayara Figueira devem estar mais “chiques” na piscina do centro aquático de Londres para a Olimpíada, de 5 a 7 de agosto. Ao menos o maiô que o dueto brasileiro do nado sincronizado vai usar foi escolhido com essa intenção.