ANOS 80 – Você sabe o que usar em festas com temas de outras décadas? de 1950 a 2000

Como era o visual na década de 80? A moda nos anos 70 ficou indefinível, sem rumo; nada aconteceu de expressivo, a não ser no final, com o culto à saúde e, já em 80, as idéias de conforto. Os seriados de televisão, como Dallas, mostravam mulheres glamourosas, cobertas com jóias e por todo o luxo que o dinheiro podia pagar. A moda apressou-se por responder a esses desejos, criando um estilo nada simplório. Todas as roupas de marcas conhecidas tinham seus logos estampados no maior tamanho possível. O jeans alcança seu ápice, ganhando status. E os shoppings tornaram-se paraíso dos consumistas.Pode-se dizer que os anos 80 começam realmente em 1977, com o sucesso da música “disco” inspirados no filme “Saturday Night Fever”. Voltam à tona, o glamour da noite e o charme do excesso e do brilho, deixando para trás o estilo hippie dos anos 70.

O que acontecia no mundo na década de 80? – Anos 80 – O Exagero está no ar – Os anos 80 serão eternamente lembrados como uma década onde o exagero e a ostentação foram marcas registradas. A juventude trouxe de volta o que já era considerado “velho”: roupas sob medida e vestidos de baile. Os anos 80 seguem o charme e a sofisticação dos anos 60, porém com um certo exagero. Nesta década, os japoneses marcaram posição no cenário internacional. Em um universo tecnológico (o Atari surgiu nessa época), a moda inspirou-se no Japão, emergente com suas novidades, e em tudo o que fosse electrónico: neons, computadores, automáticos, etc. Os anos 80 ficaram tambem conhecidos como a decada perdida, pois todos querem de volta um tempo que nao volta mais,e os anos 80, deixaram saudades. – Foi um período bastante marcante para a história do século XX segundo o ponto de vista dos acontecimentos políticos e sociais: é eventualmente considerada como o fim da idade industrial e início da idade da informação – A Guerra Irão-Iraque decorreu entre 1980 e 1988.

Quem se destacou na década de 80? – Lady Diana saia da plebe para virar a princesa de Gales. Mulheres de todas as idades sonhavam ser como ela. A fidelidade matrimonial voltava a estar na moda.Papa João Paulo II, como o papa mais amado dos últimos séculos. Margaret Thatcher – Mulher poderosa à frente de uma nação.


Quais Influências femininas na moda na década de 80? Com todas o avanço tecnológico, a moda oitentista se baseou em tudo que era novo, moderno e eletrônico. Para a época, ser bem vestido era apenas um detalhe se não houvesse um belo corpo. A febre da malhação e ginástica, veio acompanhada das inúmeras academias que se estendiam cada vez mais pelos centros urbanos. A música, além do cinema, foi um dos mais importantes meios de difusão da moda. Não havia apenas um estilo do momento, todas as tribos se estendiam com as mais diversas tendências: pops, darks/góticos, headbangers e rastafaris, havia estilo diversificado para todos.

Brooke Shields – Modelo e atriz desde criança. Foi garota propaganda do jeans Calvin Klein, em 1980, e estrelou o filme Lagoa Azul.

Lady Di – Diana casou-se em 1981. Por seus trabalhos filantrópicos e ajuda a países carentes, ficou conhecida como a Princesa do Povo.

Madonna – Em 1983, lançou seu primeiro álbum e alcançou a fama. É a cara da mulher dos anos 1980, ambiciosa e profissional que conquistou o mundo.

Kim Basinger – Modelo e atriz, ficou famosa pelo filme 9 1/2 Semanas de Amor, que estreou em 1986, com Mickey Rourke.

Luiza Brunet – Foi a primeira modelo exclusiva de uma marca, a Dijon, do segmento de jeans. Sua beleza representa a mulher brasileira.

Bruna Lombardi – Escritora, modelo e atriz. Em 1985 foi o jagunço Diadorim, o personagem mais marcante da minissérie global Grande Sertão: Veredas.

Xuxa – Foi namorada do Pelé, modelo e apresentadora de programa infantil. Seu figurino junto às Paquitas fez história nos anos 1980.

Maitê Proença -A atriz ficou famosa ao aparecer nua na novela de época Dona Beija, em 1986. Hoje também é escritora.

Quais os detalhes marcantes da moda na década de 80? -A moda anos 80 (tempo compreendido entre 1980 a 1989), a New Wave (nova onda – em inglês), inspirou-se basicamente na onda da geração saúde e da febre da ginástica aeróbica. Contrariando a moda dos anos 60 e 70, onde em um vestuário da moda prevalecia roupas largas, artesanais e de inspiração indiana, nos anos 80 o uso de roupas de ginástica (lycra, sapatilha, polaina) no cotidiano, combinadas a roupas excêntricas e exageradas, com cores cítricas, estampas de animais e sobretudo muito alegrese de bolinhas, foi sem dúvida o grande marco na moda da época. - Exagero nas formas – Os anos 1980 foram a década do glamour, poder e consumo. As formas eram exageradas como os ombros largos e as peças folgadas. Assim se vestiam os yuppies (young  urban professional), jovens profissionais que tinham o trabalho como religião.

Veja também (clique):

MODA DOS ANOS 50

MODA DOS ANOS 60

MODA DOS ANOS 70

MODA DOS ANOS 90