ANOS 90 – Você sabe o que usar em festas com temas de outras décadas? de 1950 a 2000

Como era o visual na década de 90?O excesso da moda dos anos 1980 cai. Fala-se agora ainda mais em minimalismo.
Essa é uma década marcada pela diversidade de estilos que convivem harmoniosamente. A moda seguiu cada uma dessas tendências, produzindo peças para cada tipo de consumidor e para todas as ocasiões. Entretanto, vale a pena ressaltar o Grunge, que impulsionado pelo rock, influenciou a moda e o comportamento dos adolescentes com seu estilo despojado de calças/ bermudões largos e camisas xadrez da região de Seattle, berço destes músicos. Nessa década começou um processo de revivalismo, ou melhor, de nostalgia da moda, segundo Palomino (2001). Imagens e formas começaram a ser reproduzidas. Os anos 90 pareciam fragmentados e com múltiplas idéias de moda pulverizadas. Observava-se uma mistura de tendências num estilo retrô, que trouxe de volta elementos característicos de outros momentos, mas ao mesmo tempo surgiam estilos bastante vanguardistas.

 

O que acontecia no mundo na década de 90? - Em 1989, cai o muro de Berlim… … na Alemanha. Em 1992, o presidente Fernando Collor sofre impeachment no Brasil. Os anos 90 começaram com instabilidade, com o confisco de poupanças do presidente Fernando Collor. Os negócios escusos de Collor mais tarde levariam milhares de jovens (mobilizados por uma forte campanha de mídia) a criarem o movimento “Caras Pintadas” e pedirem seu impeachment.

A década de 90 começou com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, sendo esses seguidos pela consolidação da democracia, globalização e capitalismo global. Fatos marcantes para a década foram a Guerra do Golfo e a popularização do computador pessoal e a Internet.

O impacto do ser humano no meio ambiente se torna mais reconhecido.

Quem se destacou na década de 90? – Divórcio e escândalo na Família Real Britânica. – Os gays e lésbicas passam a aparecer mais na mídia, com shows como Will and Grace, filmes como The Birdcage e In and Out, e celebridades que “saem do armário” como K.D. Lang, Elton John, Melissa Etheridge, Ellen DeGeneres e George Michael. O presidente Bill Clinton geralmente tem um ponto de vista pró-direitos homossexuais. – O Brasil conquista dois títulos mundiais de Fórmula 1, ambos com Ayrton Senna, em 1990 e 1991. Em 1994, Ayrton Senna morre após acidente no GP de San Marino, disputado no circuito italiano de Ímola.

Quais Influências femininas na moda na década de 90? 

Meg Ryan - O cabelo sempre despenteado da atriz de comédias românticas ficou famoso e foi copiado nos anos 1990.

 

Demi Moore – Com os cabelos curtos no filme Ghost, ela ficou famosa no mundo todo. Em 1991, pousou nua e grávida na capa da revista Vanity Fair.

Julia Roberts – Cabelos grandes displiscente do filme “Uma linda mulher” – criou um mito de que qualquer mulher poderia ser chic – se pudesse comprar.

Linda Evangelista – Com olhos belíssimos e versatilidade em assumir diferentes “personagens” assimilava estilos dos maiores estilistas do período.


Kate Moss –
Ícone fashion, com mais de 30 anos de idade e duas décadas de carreira, ela não sai de moda. Tem uma linha de roupas e um perfume com seu nome.


Glória Pires – Estreou na TV com apenas 7 anos de idade. Uma das atrizes mais importantes do país. Sendo vilã ou mocinha suas personagens são sempre marcantes. – A Novela Mulheres de Areia – teve a imterppretação de dias juvens diferentes, permitindo assim uma associação de 100% das jovens.



Claudia Raia –
Com “Não saia da Raia”e com novelas como “Torre de Babel” passava o vigor de uma mulher que todas querem ser – suas roupas sempre foram copiadas.


Shirley Malmann - Trabalhava em uma fábrica de sapatos no Sul do Brasil. Foi descoberta como modelo e ganhou o mundo com a beleza da mulher gaúcha.Uma das principais tops brasileira dos anos 90, ficou conhecida no mundo inteiro ao estrelar a campanha do primeiro perfume de Jean Paul Gaultier. Após essa publicidade, caiu nas graças dos fashionistas: fotografou editoriais para Amíca Itália, Elle Brasil, Elle UK, Harper’s Bazaar US, Marie Claire Brasil, Vogue Austrália, Vogue Itália e Wallpaper; campanhas da Christian Dior, Cia.Marítima, Dolce & Gabbana, Emporio Armani, M.Officer, Patachou, Roberto Cavalli e Yves Saint Laurent, além de ter desfilado nas principais semanas de moda nacionais e internacionais.

Quais os detalhes marcantes da moda na década de 90? – Escarpim em camurça,  verniz ou com estampa de bicho e com salto fino ou rosso. Mocassim de couro opaco, verniz ou bicho com ou sem salto. Retrô/Neo Dândi - Pantalonas e camisas anos 1970. – Retrô/Gráficos e ópticos Terninho com camisa de punhos largos e gola, anos 1970. Tubo de alças, anos 1960. Icone fashion – Diana se transformou em ícone de moda com sua elegância e carisma. Catherine Walker, Chanel, Lacroix, Ungaro e Versace eram algumas das marcas que a princesa usava. Ela faleceu em um acidente de carro em 1997. Beleza – A maquiagem é menos ostensiva. O efeito é de pele cuidada, natural, assim como os cabelos, que podiam ser curtos ou longos.

 

Veja também (clique):

MODA DOS ANOS 50

MODA DOS ANOS 60

MODA DOS ANOS 70

MODA DOS ANOS 80