17 – Anos 80 – História da Moda

ANOS 80
• Punk = madeira podre
• Moda em tribos = grupos que se uniformizam
• Moda do psicodélico
• Acrílico
• Movimento dark (gótico)
• Blade Runner
• Cor = preto
• Heavy metal
• Movimento minimalista (less is more) – dizer tudo com menos = simplicidade, o mínimo
• Idéia de androginia
• Vem Lacroix (more is more) e junto a peruagem = o segredo é enfeitar
• Armani faz escola
• 1987 japoneses invadem Paris
• Surge os yupers
• Surge a moda ecológica “arte usável”
• Aumenta cada vez mais o conceito de individualidade
• Ressurge o surrealismo
• Culto ao corpo
• Fio dental
• New wave (nova onda), branco-brilho-transparência = influência de pedras de cristal
• Estampas para a moda masculina (camisas)
• computador entra para a moda
• A invenção da microfibra
• Começa a releitura de moda deste século (princípio dos sinais no homem de final de século)

Anos 80 – OS EXCESSOS SÃO A TÔNICA DA DÉCADA

 

A globalização, diversificação e Popularização da Moda
Moda foi mudando rapidamente na década de 1980 e mais diversa do que nunca. Devido ao aumento da globalização do mundo e tendências da cultura pop na moda se espalhar mais rápido do que nunca e foram mais generalizada. As mudanças na tecnologia e a expansão da televisão por cabo e redes como MTV significava que a moda de TV, filmes e música das celebridades era mais acessível para os fãs e telespectadores e um aumento da obsessão com as celebridades trouxe moda na vanguarda da cultura pop. As modas e estilos durante a década representado grupos mais distintas do que nunca. No passado, não seria normalmente uma ou duas cores predominantes de cada vez, enquanto que nos anos de 1980, vários grupos separados e distintos de todas as tendências foram partilha a popularidade de uma só vez.
O retrato de diferentes grupos da moda em filmes como The Breakfast Club e Fogo de Santelmo mostrou a variedade de tendências disponíveis no momento e é difícil dizer se esses filmes levou suas sugestões do público em geral fashion-wise ou se o público tentou a imitar a moda dos filmes. Uma sinopse geral da moda e vestuário / tendências de estilo da década incluem cabelo grande ou espirais permanentes provocado por mulheres, mullets ou mais estilos de corte limpo para homens, largas e tops oversized’s, legging’s, jeans de cintura alta, rasgado e lavado com ácido, roupas apertadas exercício para todos os dias (polainas e spandex), headbands, ombreiras, silhuetas quadradão, grandes estampas arrojadas e pastéis coloridos.

Expansão da riqueza, yuppies e influência da mídia
Uma das principais alterações na sociedade durante a década de 1980 foi a expansão da classe média e da criação de um grande grupo de jovens profissionais em ascensão conhecidos como “yuppies”. Este grupo de sociedade de repente tinha mais renda disponível do que nunca e era conhecido por seu foco na riqueza e consumo conspícuo. A moda era uma maneira para que estes jovens empresários para exibir sua riqueza e, portanto, tornou-se uma parte muito importante de suas vidas. Outra tendência relacionada a essa foi o aumento de mulheres na força de trabalho e do efeito que teve sobre a moda e o local de trabalho – roupas femininas. Yuppies eram conhecidos por serem focados na marca das roupas mais do que qualquer outro detalhe.
Eles também foi fortemente influenciada por programas de TV, MTV, e filmes assim como o resto da população.
A influência da mídia sobre a moda da época era imensurável.
Os videoclipes exibidos com a moda de uma forma que não se tinha sido visto antes e os meios de comunicação começaram a se concentrar em um novo lote de jovens e interessantes celebridades, tornando a fofoca mais interessante do que nunca. Como a notícia começou a se informar sobre fofocas de celebridades, mais e mais da moda diariamente os ricos jovens estrelas foi destaque e estilos pessoais tornaram-se mais e mais definidos. Os jovens podem então ir de cabeça para o centro comercial mais próximo e encontrar novas roupas elegantes para imitar as tendências que viam seus artistas favoritos e estrelas de cinema vestindo no seu mais recente vídeo da música, filme ou aparição pública. Esta foi também uma das primeiras vezes em que as modelos se tornaram celebridades e celebridades se tornaram modelos de moda. Estrelas populares como Michael J. Fox se tornou marca e porta-voz de estilistas como Calvin Klein. A moda começou a se tornar parte integrante da definição de celebridade e tornou-se um fator ainda mais importante desde então.

Shoppings, marcas e Designers de Moda
Yuppies não eram as únicas pessoas com renda disponível durante os anos oitenta. A classe média se expandiu e a população, em geral, foi se sentindo mais rica. Rendimento disponível mais e mais tempo significava que as pessoas estavam se tornando mais obcecadas com o consumismo e com as compras. Centros comerciais (shoppings) mudaram-se para os subúrbios das cidades, juntamente com uma grande quantidade da população e um monte de dinheiro. Lojas também iriam empregar adolescentes que, então, gastaria sua renda, que ganhou trabalhando para o shopping, no próprio shopping. Malls tornou-se uma parte importante da cultura dos jovens e como suas famílias saíram das cidades e subúrbios em que eles perderam coisas como museus e parques. Os centros comerciais  tornarem-se um lugar para ir com os amigos, tornando-se o novo centro social da década de 1980.
Este novo conjunto de consumidores começaram a se tornar fieis a marcas mais do que qualquer outra geração e vestindo algumas marcas populares em especial era a maneira de fazer uma declaração sobre o tipo de pessoa que eles eram. Marcas populares durante a década incluíram: Ralph Lauren, Calvin Klein, Nike, Adidas, Banana Republic, The Gap, Izod, Lacoste, Members Only, e Gloria Vanderbilt. Outra coisa para impactar moda na época, era o fato de que uma grande quantidade de high-end designers decidiu mudar-se para baixo para o mercado e tornou-se suas próprias marcas, salga de alta moda para as massas. Alguns dos estilistas de alta-costura que foram sucesso na década de 1980 incluem: Ralph Lauren, Calvin Klein, Donna Karan, Azzedine Alaia, John Galliano, Moschino, Giorgio Armani, Dolce e Gabbana, Vivienne Westwood e Jean Paul Gaultier.

Influência ‘gostos musicais em Moda
Graças à criação da MTV, algumas tendências da moda estavam diretamente relacionadas à música. Bandas de New Wave, bandas de metal, grupos de rap e rappers e estrelas do pop, muitas vezes têm uma variedade de estilos associados com a sua música que os fãs tentam imitar. Novo estilo de onda incluído cabelo andrógino e make-up, as mulheres na “moda masculina”, cabelo curto ou cortes assimétricos, futurista make-up, linhas quadradas, cor-blocking e camadas. Alguns artistas exemplificaram a New Wave -  foram Cyndi Lauper, Annie Lennox, Boy George, Blondie e Madonna.

Estilo Hip-Hop incluído marcas esportivas como Adidas e Nike, Kangol chapéus, e correntes de ouro e anéis. Alguns artistas que estavam representando este estilo foram Run-DMC, LL Cool J, e Salt-n-Pepa. Cabelo estilo “metal” incluído jeans rasgados e camisas, ternos apertados spandex saltos, camisetas de bandas, cabelo grande para homens e mulheres, mullets, make-up para homens e mulheres e couros. Alguns exemplos foram Poison, Van Halen, Lita Ford e Twisted Sister.