18 – Anos 90 – História da Moda

ANOS 90
➢ Começa o movimento Grunge – roupas usadas
➢ Desconstrutivismo = reciclagem “do caos surge a forma”
As patricinhas e os mauricinhos
➢ Festas rafe
➢ Ideia cibernética
➢ Tudo é sintético
➢ Tecido neoprene
➢ Ciber trash
Drags queens
➢ Os clubers
➢ Street wear
Roupa oversize
➢ Moda esportiva influenciando a moda em geral
Cabelos coloridos
➢ Cultura black influenciando o mundo
➢ Busca da individualidade
➢ estético é ser anti-estético
➢ Um mix de vários estilos = moda metrô
Conceito da repulsa
➢ Tecidos altamente tecnológicos
Supermercado de estilos = saia da avó, blusa da mãe, sapato da tia, etc
➢ Passeatas = Gay Parade, etc
➢ Questão da releitura continuidade = “quem recua no tempo avança no conhecimento”

Anos 90 – DIVERSIDADE E RESGATE MARCAM OS LOOKS

Até a metade da década o exagero dos anos anteriores ainda influenciou a moda. Foram lançados, por exemplo, os jeans coloridos e as blusas segunda pele, que colocaram as roupas íntimas em evidência. É marcada pela diversidade de estilos que convivem harmoniosamente. A moda seguiu cada uma dessas tendências, produzindo peças para cada tipo de consumidor e para todas as ocasiões. Entretanto, vale a pena ressaltar o Grunge, que impulsionado pelo rock, influenciou a moda e o comportamento dos adolescentes com seu estilo despojado de calças/bermudões largos e camisas xadrez da região de Seattle. A preocupação ecológica ganhou status. Na segunda metade da década, a moda passou a buscar referências anteriores, fazendo releituras dos anos 60 (cores claras, tiaras) e em seguida dos 70 (plataformas em tamancos e modelos fechados, geralmente desproporcionais), tudo mesclado à modismos dos anos correntes.

1990 Tecnologia

A década de 90 viu o crescimento da World Wide Web e do PC Personal Computer, em 1991, quando a WWW tornou-se disponível para o público que cresceu dramaticamente com usuários multiplicando a uma taxa de cerca de 3500 vezes por ano, até o ano de 2000, houve um número estimado de 295 milhões de usuários na Internet. Esta, por sua vez, causou uma revolução contínua da comunicação e negócios.

Possivelmente, o campo da ciência médica e os avanços feitos no final dos anos 90, terá o maior impacto sobre a nossa sociedade com 2 avanços que nos deixam com questões morais e políticas para o futuro – 1. Clonagem -  2.  células-tronco derivadas de embriões humanos (1998)
Muitos acreditavam antes que esta era coisa de ficção científica. A raça humana terá de lutar com os dilemas morais implicações sociais e políticas dessa tecnologia por muitos anos vindouros. Os anos 90 também viu o desenvolvimento e crescimento da engenharia genética ou modificação genética  e com ela pelo final dos anos 90 cerca de 100,00 milhões de hectares foram plantados com soja, milho, algodão, canola, e estima-se que mais de 60% dos produtos em prateleiras dos mercados possuem ingredientes transgênicos.

A década de 90 viu o crescimento de muitas empresas de tecnologia de pequeno porte para uma posição dominante no mercado, possivelmente, o melhor exemplo é a Microsoft, que a partir de pequenos começos agora têm seus sistemas operacionais instalados em mais de 80% dos computadores do mundo.

A maior contribuição para muitos dos avanços tecnológicos na década de 90 foi as melhorias na comunicação, incluindo acesso à Internet, permitindo uma partilha global de informação e comunicação móvel, no final dos anos 80 a tecnologia de telefonia móvel ainda estava em sua infância, mas até o final da década de 1990 possuir um telefone móvel foi um fato da vida, que agora é parte da vida cotidiana.

Cultura Popular 1990

A década de 1990 foi uma década importante na história da televisão. Muitos programas que definiram a década ainda são populares. O gênero  reality show tornou-se muito popular na década de 1990 e sua popularidade continua em muitos países até hoje.