Edelweiss, Edelweiss

A edelvais (Leontopodium alpinum) é uma espécie vegetal da família Asteraceae.
Existem muitas lendas relacionadas à flor: numa delas, por exemplo, a flor nasceu das lágrimas de uma jovem virgem.
Dizem as lendas da Áustria ser uma prova de amor quando o rapaz sobe os Alpes para buscar a linda flor para sua amada, pois é um percurso muito perigoso e somente com muito amor para se arriscar dessa maneira. [carece de fontes]
A edelvais é uma planta protegida por lei na Áustria e Suiça.
•    Surge nas moedas de euro austríacas (0,02 €)
•    É a flor nacional da Áustria e Suíça
•    Os generais suíços exibem edelvais em vez de estrelas para assinalar o seu estuto
•    É considerada o “supremo talismã do amor”
•    Palavra alemã que significa “branco nobre”

Edelweiß, Weiß Blühest – O Edelweiß é uma flor branca que nasce nos Alpes da Europa na região da França, Itália, Suíça, Iugoslávia e Áustria, onde, tradicionalmente, se tornou o símbolo do país. É uma flor de  verão de climas temperados, portanto, nasce nas porções mais altas e frias das montanhas.
Existem muitas lendas sobre esta flor. Uma delas diz que um rapaz, quando apaixonado por uma garota, deveria escalar a montanha, numa expedição difícil e arriscada, pegar um edelweiss e trazê-lo para a amada como prova de seu amor. Ainda hoje, no folclore austríaco, as danças e músicas tirolezas fazem referência a esta lenda.

Historicamente, o Edelweiss foi usado como símbolo do movimento jovem anti-nazista chamado The Edelweiss Pirates, nos anos 1930.
Mais tarde, em 1959, foi criado nos Estados Unidos o musical The Sound of Music (conhecido no Brasil como A Noviça Rebelde), que conta a história da nobre família Von Trapp no período de avanço do III Reich. As canções são de Richard Rodgers e as letras de Oscar Hammerstein II – uma das músicas da peça é a Edelweiss.

Edelweiss, Edelweiss
Edelweiss, Edelweiss
Every morning you greet me
A cada manhã você me cumprimenta
Small and white,
Pequena e branca,
Clean and bright
Limpo e brilhante
You look happy to meet me.
Você parece feliz em me encontrar.
Blossom of snow
Flor da neve
May you bloom and grow,
Que você floresça e cresça
Bloom and grow forever.
Floresça e cresça para sempre.
Edelweiss, Edelweiss
Edelweiss, Edelweiss
Bless my homeland forever.
Abençoe minha terra para sempre.
É interessante notar que esta música não é alemã e nem austríaca. Foi criada nos Estados Unidos em inglês e somente depois passada para a versão em alemão.
Em 1970, no livro Astérix entre os Helvécios’ (Astérix chez les Helvètesfez), há também referência à “estrela de prata”. A história se passa na Suíça e para fazer a poção, Panoramix precisa de um edelweiss.
Já no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, surge na Áustria a banda popular Edelweiss. Uma de suas canções é a Bring me Edelweiss (Traga-me Edelweiss), que faz referências satirizadas às lendas desta flor e aos costumes dos povos daquele país. Com boa dose de humor e sexualidade, retrata danças, vestuários entre outras tradições.
O refrão da música diz:
So when you really love me
Quando você realmente me amar
Darling, bring me Edelweiss
Querido, traga-me edelweiss
So when you really love me
Então, quando você realmente me amar
You should bring me Edelweiss
Você deve me trazer edelweiss
Edelweiss, Edelweiss
Todas as manhãs a me saudar
Pequenas e branca, limpa e brilhante
Você parece feliz em me encontrar
Flor que da neve pode florescer e crescer
Florescer e crescer para sempre
Edelweiss, Edelweiss
Abençoa a minha pátria para sempre

Tantas são as referências desta delicada flor. Particularmente, eu a conhecei na europa, vendida como um souvenir, colada em um cartão e dentro de um acetato bem grosso, para proteger sua integridade por mais tempo. Fiquei encantada com tamanho cuidado e fui saber mais sobre ela. Soube de sua origem  vi sua aplicação em bótons, bandeiras e brasões, penachos enfim…  Sempre tem um edelweiss em forma de colar ou broche nas mulheres em danças típicas. Os homens usavam a famosa calça de couro com suspensórios, sendo que no cinto havia também o desenho desta flor.