Quem é Diodato, que venceu em Sanremo

Com a música “Fai Rumore”: ele tem 38 anos e é a terceira vez no festival, um dos quais na categoria de jovens

Italian singer Diodato (C) with Italian showman Rosario Fiorello (L) and Italian Sanremo Festival artistic director Amadeus (R) pose with the prize after winning the 70th Sanremo Italian Song Festival, Sanremo, Italy, 08 February 2020. The festival runs from 04 to 08 February. ANSA/ETTORE FERRARI

Diodato é o cantor que venceu a 70ª edição do Festival Sanremo com sua música “Fai Rumore”, chegando na frente de Francesco Gabbani e dos Pinguins Táticos Nucleares. Diodato tem 38 anos e esteve pela terceira vez no Festival Sanremo: ele esteve lá em 2018 na categoria principal, junto com Roy Paci e com a música “Ora”, e outro em 2014 na categoria Juventude com “Babylon”. Diodato faz um pop inspirado por compositores como Fabrizio De Andrè e Luigi Tenco, mas também requer um pouco de influências internacionais e contemporâneas que o fizeram muito apreciado pelos críticos de música italianos.

Seu nome completo é Antonio Diodato e ele nasceu em Aosta. No entanto, ele cresceu em Taranto, depois estudou música e começou a tocar em Roma, morando por um tempo também na Suécia. Ele começou a gravar músicas e a ser notado na segunda metade dos anos 2000, lançando seu primeiro EP em 2007. Seu primeiro álbum foi lançado em 2013: seu nome era  E talvez sono pazzo (em uma segunda reedição, incluindo “Babylon”, a música que levou a Sanremo Giovani em 2014).

Desde então, ele lançou mais dois discos:  A trovar beauty (2014)  e O que nos tornamos (2017) , enquanto o quarto,  Que vida maravilhosa , será lançado na próxima semana. Ao longo dos anos, colaborou com Daniele Silvestri e Boosta, da Subsonica, e em 2016 escreveu a música “Il mare dentro”, apresentada como inédita por Andrea Biagioni no X Factor. Em 2019, ele também estreou como ator, com um papel menor em  An Adventure, de Marco Danieli.

Diodato chegou às três primeiras posições da classificação geral do 70º Festival Sanremo após a primeira parte da final no sábado, juntamente com os Pinguins Táticos Nucleares e Francesco Gabbani, e venceu após a segunda votação do público em casa, o júri demoscópico e o sala de imprensa. Em segundo lugar, Francesco Gabbani, em terceiro, os Pinguins Táticos Nucleares.

Na noite das capas, Diodato havia cantado “24.000 beijos” com Nina Zilli. Além do prêmio principal da 70ª edição do Festival Sanremo, Diodato também ganhou o prêmio de crítica Mia Martini e o prêmio da sala de imprensa de Lucio Dalla.