Hoje é dia de Epifania

Algumas datas possuem um simbolismo muito interessante e forte em algumas regiões e são quase desconhecidas em outras partes do mundo. Dentre elas, o dia da“Befana”ou a“Epifania”é uma figura popular vinculada aos feriados de Natal, típica de algumas regiões italianas e depois se espalhou por toda a península italiana e alguns países da europa e é menos conhecida no resto do mundo.
Segundo a tradição, é uma mulher muito velha voando em uma vassoura para visitar as crianças na noite entre 5 e 06 de janeiro (a noite da Epifania) e encher as meias deixadas por eles, especialmente em frente às  lareiras ou perto de uma janela; geralmente, as crianças que durante o ano foram boas receberão doces, guloseimas e/ou frutas secas ou pequenos brinquedos. Pelo contrário, aqueles que tenham se comportado mal vão encontrar suas meias cheias de carvão.

De acordo com uma versão do “cristianismo” em uma lenda que remonta ao século XII, os Reis Magos ao se dirigirem a Belém para levar presentes para o Menino Jesus, incapazes de encontrar o seu caminho, perguntaram à uma senhora idosa se ela sabia como chegar lá. Convidaram a senhora para segui-los para visitar a pequena criança, mas a mulher não saiu de casa para acompanhá-los. Mais tarde, pensou e achou que devia ter ido com eles, então, depois de ter preparado uma cesta de doces, saiu de casa e foi procurá-los, mas como não os via mais, ela parou em cada casa que encontrou ao longo do caminho, dando doces para as crianças que ia conhecendo na esperança de que uma delas era o pequeno Jesus. A partir de então começou a correr o mundo, levando presentes a todas as crianças para ser perdoada por não ter ido com os reis na visita ao Menino.

As simbologias destas lendas, trazem as emoções vividas pelas pessoas em um nível mais humano e nos mostram mensagens subliminares, dentre elas a de que algumas decisões erradas podem nos fazer ter responsabilidades permanentes… Como Epifania, que “até hoje” continua sendo referenciada e lembrada!!!