Convites e seus trajes – Independente da festa, é preciso saber interpretar corretamente os dizeres de um convite, para evitar constrangimentos.

Definir o traje no convite pode proporcionar uma dose extra de segurança e traquejo em momentos em que isto, é sim, bastante importante – Não esqueçam de que seus convidados não precisam adivinhar como será o evento…

——————————————- o0o——————————————-

Traje Esporte – Simples e informal
QUANDO USAR: eventos diurnos e despretensiosos, como almoços de família, batizados, crismas, aniversários familiares, feiras… dentre outros.
O QUE USAR
ROUPA DAS MULHERES: vestidos rústicos e leves coloridos, de alças na altura dos joelhos (jovens podem usar mais curtos), saia e blusa, calças compridas liberadas… terninhos de calças, calças sociais e blusas. No inverno, terninhos ou vestidos mais pesados, com blusas. Sandálias ou sapatos de salto médio, alto mais esportivo e baixo.
MATERIAIS: tecidos mais rústicos, algodão, linhos, seda, lã – bijuteria descolada
NÃO USAR: brilhos na roupa ou em acessórios e maquiagem pesada – roupas para praticar esportes, jeans, tênis e demais roupas de academias.
ROUPA DOS HOMENS – calças mais sociais e camisas mais clássicas com blazer e sapatos – Algumas ocasiões, podem usar as calças jeans, de uma cor, ou seja, não desbotadas ou de efeito rasgado ou com metais.
NÃO USAR: tênis, gravata, meias de cor diferente do sapato.
DICA:  pessoas alinhadas e cuidadosamente arrumadas, sem excessos. Traje Esporte – para os homens significa sem gravata. É claro que vai depender do caso a opção de caprichar mais ou menos -  dispensando a gravata (se for o caso) mas não o blazer e camisa.

——————————————- o0o——————————————-

Traje Passeio ou Tenue de Ville
QUANDO USAR: teatros, vernissages, casamentos informais pela manhã ou início da tarde, conferências e almoços de negócios, aniversários de dia, em clubes… são os eventos mais usuais para este traje
O QUE USAR
ROUPA DAS MULHERES: tailleurs, vestidos retos, ternos mais alinhados são as roupas mais adequadas – se for diurno, adote bijuterias ou jóias mais discretas – se for noturno as peças podem ser mais pesadas e pode incluir a cor preta nas roupas. Sandálias ou sapatos de salto médio e alto, pode incluir um prata ou dourado para noite mas não com aplicações de pedras. Bolsas menores, mas não carteiras.
MATERIAIS: tecidos como crepes, algodão, linhos, seda, lã – adequar os acessórios de acordo com o horário
NÃO USAR: evite excesso de brilhos, strass, coques elaborados roupas bordadas ricamente.
ROUPA DOS HOMENS – calças sociais, camisas e blazer – sapatos e meias na tonalidade da calça – Se tiver “Tenue de Ville” no convite, é obrigatório o uso de gravatas. Na verdade, para os homens, um blazer com calça social, camisas em cores muito claras ou com listras finas e xadrez bem miúdo e gravatas mais divertidas  – é a gravata em sua versão informal.
MATERIAIS: os ternos masculinos possuem as cores adequadas para a manhã – beges e marrons que vão até após o almoço (em torno de 15hs) – à tarde iniciam os azuis e cinzas que vão até a noite, apenas escurecendo – defina a cor, pelo horário do evento. Se tiver que passar o dia no evento com a mesma roupa, opte pelos tons cinza e azuis, pois estas tonalidades não ficam ruins em horários diferentes… já o marrom à noite fica com um aspecto muito inadequado.
DICA: As duas definições poderão ser usadas para definir o mesmo traje – O Tenue de Ville, possui o significado de “roupa para a cidade” -  o traje é parecido com o esportivo, com mais capricho e com o social, mas não tão sofisticado – No Brasil, algumas pessoas ou chamam também de “Esporte Fino”, porém não é o nome mais adequado pra este estilo.

——————————————- o0o——————————————-

Passeio Completo ou Social
QUANDO USAR: jantares, óperas, casamentos noturnos… grandes comemorações pedem um traje mais formal.
O QUE USAR
ROUPA DAS MULHERES: vestidos da altura dos joelhos para baixo, longuetes, mimolet e longo. Calçados, como sandálias, scarpins ou chanel de saltos altos. O cabelo e a maquiagem devem ser bem mais elaborados.
MATERIAIS: o tecido deve ser nobre em qualquer um dos comprimentos – liso, com detalhes ou levemente bordado. Se o vestido for liso, as jóias ou bijuterias podem ser mais vistosas – se for bordado ou de um tecido brilhante opte por complementos discretos e refinados.
ROUPA DOS HOMENS: ternos escuros – cinzas, grafites e azuis (evite o preto no verão), com camisa e gravata. Sapatos são dentro dos mesmos tons do terno ou pretos (no caso do terno marinho, sapato marinho)- as meias sempre da cor do sapato.
DICA: Este traje somente pode ser pedido para a noite. Aproveite este traje para fazer um look bem elaborado no todo – muito capricho nos detalhes – a maneira que você estiver, será a sua homenagem e prestígio ao evento para transformá-lo em uma ocasião especial. Mostre aos anfitriões que você se sente honrado com o convite vestindo-se à altura.

——————————————- o0o——————————————-

Traje Black-Tie, Tenue de Soirée ou À rigor
O QUE USAR
ROUPA DAS MULHERES: não somente vestidos longos – pode-se usar, mas não é obrigatório. Os modelos são mais trabalhados, usa-se mais brilho, transparências, decotes e fendas mais pronunciados. Pantalonas largas, em tecidos mais nobres são corretíssimas nestas ocasiões. Assim como os vestidos curtos, os longos com decotes profundos, transparências, brilhos e bordados. Echarpes ou estolas (estas devem ser bem estudadas) conferem charme e elegância se forem em boa combinação com o conjunto. Se tiver dúvidas, use do mesmo tecido e cor do vestido. Carteira pequena ou bolsa de mão combinando com o vestido ou com o sapato. Para calçar, saltos altos e finos, eles podem ter pedrarias ou brilhos se combinar com o conjunto.
MATERIAIS: tecidos devem ser os mais nobres – sedas, musselines, tafetás ou crepes nobres. Tecidos novos bordados e com brilhos são uma sábia decisão. Jóias ou bijuterias realmente sofisticadas – cuide dos excessos nas jóias, cabelo e maquiagem – alguns modelos bordados precisam apenas de jóias mais discretas – você não precisa colocar anéis, pulseiras, brincos e colares… faça a opção certa.
ROUPA DOS HOMENS: como diz o nome, à rigor, logo, não tem invenção – é o smoking com gravata borboleta preta. Pequenas variações podem ser com a faixa e gravata em cetim violeta, azul ou prata…
DICA: Se você recebeu um convite com os trajes Traje Black-Tie, Tenue de Soirée ou À rigor ou ainda estiver escrito “habillée” (leia black tie), você está indo à uma festa realmente chic.

——————————————- o0o——————————————-

Gala
O QUE USAR
ROUPA DAS MULHERES: vestidos longos, abaixo do tornozelo e nada de conjuntos de saia e blusa, por mais elaborado que seja o tecido.
ROUPA DOS HOMENS: casaca (paletó preto com cauda bi partida, gravata borboleta branca e camisa de colarinho alto com as pontas viradas).
DICA: divirta-se com muito glamour

——————————————- o0o——————————————-